Genebres

Genebres
Genebres

A genebres é uma espécie de xilofone, com uma série de paus redondos maciços, de tamanhos crescentes de cima para baixo, enfiados numa tira de couro formando colar. Entre nós, a genebres vê-se apenas na Lousa (Castelo Branco), num caso único, como atributo peculiar da Dança dos Homens, que leva também, por vezes, o nome do instrumento, e que tem lugar em meados de Maio, em honra da Senhora dos Altos Céus.

A genebres em Espanha é relativamente bem conhecida por ginebra ou carrasquiña. Carrasquiña é também uma moda que se dançava ao som deste instrumento, em Portugal essa moda é bem conhecida no Folclore pela Moda da Carrasquinha, no entanto, não há ligação com este instrumento, no entanto, esta moda poderá ter sido importada para a Espanha já que a estrutura da dança espanhola parece ser de origem portuguesa.

A genebres da Lousa pode ser assim, um instrumento importado da Espanha, que se fixou ali por qualquer razão, embora seja de pensar, dada a presumível antiguidade da celebração a que está ligada, que tal se deu há já muito tempo. É de notar que o próprio traje dos dançadores da Lousa tem paralelo em Espanha, no traje dos portadores do ramo processional em Valdehuncares (Cáceres).

José Mendes Feio e Joaquim Brilhantino – “Genebres e Viola Beiroa” from MPAGDP on Vimeo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: