Viola Braguesa

Viola Braguesa

A viola braguesa, também designada de viola de Braga, braguesa ou simplesmente viola é típica da região do Minho. Para além do tamanho mais comum, também existe a meia-viola braguesa, afinada uma terça acima, e a viola braguesa requinta afinada uma quinta acima. É tocada de rasgado, com todos os dedos percorrendo as cordas.

Descrição
O seu comprimento é de cerca de 90 cm (77 cm na viola braguesa requinta). A boca geralmente tem a abertura com uma forma chamada “boca de raia”, mas também pode ser circular nos instrumentos mais antigos e na viola braguesa requinta. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma trabalhada com motivos florísticos, com uma fenda longitudinal, com cravelhas. No entanto, pode aparecer com uma forma rectangular com uma fenda longitudinal, com cravelhas, similar à viola amarantina, ou até, em instrumentos mais antigos e na viola braguesa requinta, ser similar a cabeças de guitarras, com duas fendas longitudinais e o eixo dos carrilhões paralelo à cabeça. Excepcionalmente, a cabeça pode também ter o formato de leque, similar à guitarra portuguesa. O cavalete também é extremamente trabalhado.
Geralmente, as ilhargas são feitas em madeira de Austrália ou nogueira, o tampo em pinho de Flandres, choupo ou tília, o fundo em nogueira, o braço em choupo, plátano, amieiro, tília, castanho ou mogno, os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.

Afinação
A viola braguesa possui 5 ordens de cordas duplas: as duas ordens mais agudas estão afinadas em uníssono, as três ordens mais graves estão afinadas em oitava.
Algumas fontes dão a seguinte afinação (de mais agudo a mais grave):
Lá (uníssono)
Mi (uníssono)
Si (com oitava acima)
Lá (com oitava acima)
Ré (com oitava acima)

Outras fontes dão afinações um tom acima, um tom abaixo, uma afinação similar à guitarra (sem a corda mais grave), uma afinação similar à guitarra portuguesa (sem a corda mais grave).
A meia-viola braguesa é afinada uma terça acima:
Dó (uníssono)
Sol (uníssono)
Ré (com oitava acima)
Dó (com oitava acima)
Fá (com oitava acima)

Os instrumentos mais antigos afinam pela chamada “moda velha”:
Lá (uníssono)
Fá♯ (uníssono)
Si (com oitava acima)
Sol (com oitava acima)
Ré (com oitava acima)
e na viola braguesa requinta:
Mi (uníssono)
Dó♯ (uníssono)
Fá♯ (com oitava acima)
Ré (com oitava acima)
Lá (com oitava acima)

Fonte: Wikipedia