Toque de Caixa

Toque de Caixa

O TOQUE-DE-CAIXA tem participado, ao longo dos longos anos da sua existência, em vários festivais e encontros musicais, entre os quais se destacam concertos e festivais de grande renome e importância a nível europeu, em países com a França, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha.

De referenciar, duas digressões: a primeira em Agosto de 1992, onde participou em mais de 15 concertos, incluindo prestigiados festivais como os de Lincoln, Llangollem, Pontardawe, Garden Festival e European Arts Festival; na segunda digressão nestas terras participa, entre outros, no Eurofolkus Festival, partilhando os palcos com Maddy Prior, Dave Swarbrick, Kathryn Tikell, etc… Durante esta digressão fazem vários workshops para escolas primárias, universidades, foras musicais, etc… o grupo recolheu memorável sucesso tanto entre as audiências como entre os vários músicos participantes!

Entre Julho e Setembro de 1993 grava com a editora “Numérica” o disco “histórias do som” que faz a sua edição em Novembro em colaboração com a Cooperativa Cultural Etnia. Este disco foi considerado, nesse ano, o melhor trabalho de música popular portuguesa, pela principal crítica especializada nacional.

Está, também a nível discográfico, representado internacionalmente na editora Elipsis Arts, de Nova Iorque, em duas colectâneas com distribuição mundial.

COMPOSIÇÃO

Miguel Teixeira – Cordas
Albertina Canastra – Acordeão|Concertina
Tiago Soares – Percussões
Emanuel Sousa – Violino|Bandolim
Abílio Machado – Percussões
Teresa Paiva – Gaita de Foles|Flautas
Pedro Cunha – Piano
Fernando Figueiredo – Baixo
Horácio Marques – Cordas
Nelson Silva – Som

DISCOGRAFIA

Histórias do som Edição: 1993, Numérica, NUM CD 1018
Cruzes Canhoto Edição: 2009, Ocarina, OCA 029

Fonte: toquedecaixa.org

Deixe um comentário